20:44

PELE HUMANA (apostila) 3parte


Envelhecimento e a Pele:
      Quando a água deixa a pele, ela se desidrata, fica áspera e se torna vulnerável ao processo do envelhecimento. Daí a importância de mantê-la sempre hidratada. Só que a pele não absorve água num simples banho, daí a importância da ingestão de água.
        A QUANTIDADE MÉDIA DE ÁGUA A SER INGERIDA POR DIA PARA PROMOVER BENEFÍCIOS À SAÚDE DA PELE É DE:
 8 COPOS        OU        2 LITROS.
       =  
       Unhas e Pêlos:
      Unhas e pêlos são constituídos por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactadas. Na base da unha ou do pêlo há células que se multiplicam constantemente, empurrando as células mais velhas para cima. Estas, ao acumular queratina, morrem e se compactam, originando a unha ou o pêlo. Cada pêlo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que se encarregam de sua lubrificação.

      Uma vez que toda a superfície cutânea é provida de terminações nervosas capazes de captar estímulos térmicos, mecânicos ou dolorosos, a pele também é o maior órgão sensorial que possuímos, sendo suficientemente sensível para discriminar um ponto em relevo com apenas 0,006 mm de altura e 0,04 mm de largura quando tateado com a ponta do dedo. Essas terminações nervosas ou receptoras cutâneos são especializados na recepção de estímulos específicos.
       
GÊMEOS IDÊNTICOS TEM A MESMA IMPRESSÃO DIGITAL?
  
CLASSIFICAÇÃO DOS RECEPTORES SENSORIAIS:
De acordo com a natureza do estímulo que são capazes de captar, os receptores sensoriais podem ser          classificados em:

      Quimiorreceptores
Detectam substâncias químicas. Exemplo: na língua e no nariz, responsáveis pelos sentidos do paladar e         olfato
      Termorreceptores
Capta estímulos de natureza térmica, distribuídos por toda pele e mais concentrado em regiões da face,    pés e das mãos
      Mecanorreceptores
Capta estímulos mecânicos. Nos ouvidos, por exemplo, capazes de captar ondas sonoras, e como órgãos de equilíbrio
      Fotorreceptores
       Capta estímulos luminosos, como nos olhos.
PRINCIPAIS RECEPTORES SENSORIAIS:
      Nas regiões da pele providas de pêlo, existem terminações nervosas específicas nos folículos capilares e outras chamadas terminais ou receptores de Ruffini. As primeiras, formadas por axônios que envolvem o folículo piloso, captam as forças mecânicas aplicadas contra o pêlo. Os terminais de Ruffini, com sua forma ramificada, são receptores térmicos de calor.

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem-vindo.Deixe seu comentário.Ana Maria agradece.