20:41

PELE HUMANA (apostila)


Pele Humana:


Prof. Marcus Stutz









Pele Humana:
      A pele é o maior órgão do corpo humano, chegando a medir 2 m2 e pesar 4 Kg em um adulto. É constituída por duas camadas distintas, firmemente unidas entre si - a epiderme (mais externa, formada por tecido epitelial) e a derme (mais interna,formada por tecido conjuntivo).
EPIDERME:
      É a camada mais superficial da pele, cuja espessura varia desde 0,04mm nas pálpebras até 1,6mm nas regiões palmo-plantares (equivalente a uma folha de papel sulfite).
      A epiderme sofre um processo de constante renovação, que se apresenta como uma sucessão de transformações ao longo de 28 dias.
      Não há vasos sanguíneos nessa camada, os nutrientes e o oxigênio chegam à epiderme por difusão a partir de vasos sanguíneos da derme.
DERME:
      É a camada intermediária da pele que dá sustentação para a epiderme. É a mais espessa das três camadas. Rica em fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno e elastina) que fabricam essas proteínas para sustentação do tecido.

Anexos Cutâneos da Derme:

      Vasos Sanguíneos;
      Vasos Linfáticos;
      Nervos e Órgãos Sensoriais;
      Unhas;
      Glândulas Sudoríparas e Sebáceas;
      Folículos Pilosos;
HIPODERME:
      Hipoderme ou tecido celular subcutâneo é a camada mais profunda da pele, composta por células adiposas (células de gordura), tecido fibroso, nervos e vasos sanguíneos de maior calibre.
Tem como funções:
      Depósito Nutritivo;
      Isolamento Térmico;
      Modelar a superfície corporal;                                                                    
      

0 comentários:

Postar um comentário

Seja bem-vindo.Deixe seu comentário.Ana Maria agradece.